Área Restrita: Portal

LIV – Laboratório Inteligência de Vida

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é um grande laboratório. Um laboratório um pouco diferente dos que costumamos ver por aí. Aqui, não há tubos de ensaio, nem microscópios de última geração. Nossos experimentos são outros. Nós experimentamos a vida e o que há de mais belo nela: os sentimentos e os relacionamentos.


















No LIV o aluno desenvolve o seu pensamento crítico, entende que com a ajuda de outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo. No LIV não há sentimento bom ou ruim, todos são permitidos e compreendidos para que possamos lidar com eles da melhor maneira possível. É só praticarmos um pouquinho e… Eureka! Nos tornamos pessoas melhores.

Entender tudo de ciências, matemática e geografia não é mais suficiente nos dias de hoje, sabemos disso! Por isso, te convidamos a vestir o jaleco e vir investigar, testar e aprender por aqui.

DO INFANTIL AO 3º ANO
Nos primeiros anos da escola, o objetivo do nosso material é criar um espaço coletivo onde as crianças saibam que todos os sentimentos são permitidos.

















Os alunos são acompanhados por personagens que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como elas. Ao longo dos anos, eles entrarão em contato com o mundo das emoções e sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões como: o que é raiva? E tristeza? Como o meu corpo e o meu rosto reagem na presença dessas emoções? Autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento serão os 4 grandes pilares que sustentarão esse processo.

O livro A Caixa do Tomás, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, uma parceria entre a autora de livros infantis Blandina Franco, o ilustrador Carlos Lollo e a Eleva Educação, norteará boa parte das aulas durante essa etapa de conexão com as emoções.

Em cada capítulo, o protagonista – o lobinho Tomás – é acometido por diferentes sentimentos, como medo, ciúme, coragem, amor, tristeza, entre outros. A leitura é acompanhada por atividades que estimulam o contato das crianças com as próprias emoções. Além disso, trabalhamos também com o livro Tenho Monstros na Barriga de Tonia Casarin. Este livro tem a função de facilitar contato de responsáveis e alunos. Ao longo da leitura, ambos completarão, juntos, questionamentos como “meu monstrinho da tristeza surge quando” ou “como fica meu rosto quando estou feliz”. Surgindo, assim, oportunidades de conhecer e aproximar os responsáveis com as emoções dos alunos.

DO 4º ANO AO ENSINO MÉDIO
Quantas pessoas você conhece que tiravam ótimas notas na escola, mas que, na hora de apresentar um trabalho, morriam de vergonha? Ou que tinham dificuldade em se relacionar com outras pessoas, sempre evitando os famosos trabalhos em grupo? Ou que estudavam muito, mas na hora da prova eram atrapalhadas pelo nervosismo?


















Um cidadão não se forma apenas por boas notas. Habilidades sociais e emocionais também são fundamentais. Pensando nisso, nosso material é baseado no ensino de 6 habilidades indispensáveis para os novos desafios do século XXI: colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.

Para facilitar o ensino e a aprendizagem dessas habilidades, utilizaremos o conceito de hábito. A ideia é que, dada uma situação, os alunos criem o hábito de agir de determinada forma. De acordo com Charles Duhigg, “alguns hábitos têm o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos conforme eles avançam através de uma organização.

Ou seja, alguns hábitos são mais importantes que outros na reformulação de empresas e vidas. Esses são os ‘hábitos angulares’, e eles podem influenciar o modo como as pessoas trabalham, comem, se divertem, vivem, gastam e se comunicam. Os hábitos angulares dão início a um processo que, ao longo do tempo, transforma tudo”.

Dessa maneira, cada uma das habilidades foi associada a três hábitos (totalizando 18 hábitos). Eles serão ensinados ao longo da vida escolar e possuem um nome metafórico, de modo a facilitar o entendimento do aluno. Isso significa que em todos os anos ele terá contato com todas as habilidades, porém com enfoques diferentes. O objetivo é que, ao final do Ensino Fundamental, o aluno tenha internalizado os 18 hábitos do currículo de LIV


Estrada Camboatá, 29
Jardim Primavera - Duque de Caxias - RJ
Tel.: (21) 98323-5151
contato@educandarioluzdosaber.com.br